Boas Práticas de Laboratório (BPL) constituem um conjunto de princípios que asseguram a confiabilidade dos laudos emitidos por um dado laboratório e é aplicado em estudos que dizem respeito ao uso seguro de produtos relacionados à saúde humana, vegetal, animal e ao meio ambiente. Laboratórios reconhecidos pela adesão aos princípios das BPL apresentam:
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Maior confiabilidade, rastreabilidade e consistência
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Gerência participativa
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Garantia da qualidade
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Gerência de processos
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Disseminação de informações
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Não aceitação de erros
Laboratórios reconhecidos pela adesão aos princípios BPL além de possuir vários benefícios oriundos de um sistema de qualidade estruturado, ainda são bem vistos pelas agências reguladoras.
O sistema Flux-BPL é composto por formulários eletrônicos de gerenciamento de dados condizentes com os princípios BPL que são extensivos a diversos laboratórios.
Os formulários de gerenciamento que compõem o Flux-BPL são:
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Equipamentos: Permite registrar informações detalhadas de cada equipamento, além de proporcionar o gerenciamento de manutenções, limpezas, calibrações, utilizações, dentre outros.
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Equipes e Responsabilidades: Permite registrar informações sobre a equipe envolvida no trabalho. Além dos dados pessoais de cada indivíduo, também podem ser registradas informações como formação acadêmica, currículo, funções e responsabilidades, aptidões, qualificação, dentre outros.
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Procedimentos Operacionais Padrão (POP): Permite o gerenciamento de POPs, possibilitando a entrada de novos documentos e sua aprovação. As pessoas autorizadas poderão gerenciar cadastros e revisões destes documentos, que ficam salvos em um histórico de fácil visualização.
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Substância Teste e de Referência: Permite o gerenciamento de substâncias testes e de referência. São mantidos registros incluindo a caracterização da substância, data de recebimento, armazenamento, utilização, dentre outros.
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Plano de Estudo: Permite o armazenamento de informações que devem ser inseridas antes, durante e após um estudo. Podem ser armazenadas informações relativas a datas, patrocinador, métodos, locais de experimentos, resultados, alterações (desvios e ementas), avaliação final, dentre outros.
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Sistema Teste: Permite o gerenciamento de informações sobre o sistema utilizado para os testes seja animal, planta ou outro sistema celular, subcelular, químico ou físico ou a combinação destes, que são definidos como objeto de estudo. São mantidos registros de procedência, condições, data de chegada ao laboratório, dentre outros.